A Prefeitura de Campinas (SP) começa, hoje segunda-feira (25), a aplicar a vacina da gripe nos 68 centros de saúde da cidade.
Neste primeiro momento, as doses serão restritas aos grupos prioritários. O público-alvo total é de 489,3 mil pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde, confirmada pelo governo municipal.
A vacina é eficaz contra quais vírus?
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), Chaúla Vizelli, a vacina protege contra os principais vírus da gripe em circulação:
- Influenza A (H1N1)
- Influenza A (H3N2)
- Influenza B
Quem são os grupos prioritários?
- Idosos (60 anos ou mais)
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da área de saúde
- Trabalhadores da área de educação
- Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
- Trabalhadores portuários
- Povos indígenas
- População em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- População do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
A vacina é em dose única?
Sim. A única exceção é para crianças que nunca tomaram. Neste caso, elas precisam tomar a segunda dose 30 dias depois da primeira. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% do público-alvo de cada grupo.
Onde receber a dose?
A vacina está disponível em todos os 68 centros de saúde da metrópole. As salas de vacinação funcionam de acordo com o funcionamento de cada unidade.
Quais documentos levar? Tem que agendar?
Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe. A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.
Nesta campanha, a Saúde fará registro nominal de quem recebeu a dose. De acordo com Chaúla, a medida garante um processo mais qualitativo e a rastreabilidade dos dados.
“Até o ano passado os dados eram somente consolidados, ou seja, a gente marcava o número de pessoas vacinadas no dia, semana e ao longo da campanha. Agora, o registro da campanha de vacinação contra a gripe é qualitativo e a vantagem é justamente ter uma rastreabilidade maior, mais confiabilidade, transparência e ter todo o histórico da pessoa no sistema”, explicou.
Quantas doses foram enviadas para Campinas?
A primeira remessa prevista para Campinas tem 53 mil doses, enquanto o público-alvo total será divulgado nesta segunda.
Até quando vai a campanha?
A previsão inicial é de que a campanha seja realizada até 31 de maio.
Aumento dos atendimentos
A vacinação contra a gripe começa em meio a um aumento de procura por atendimento nas emergências da cidade, inclusive com quadros respiratórios. A busca disparou 43,5% em uma semana, segundo a Rede Mário Gatti, autarquia responsável pela gestão dos hospitais e UPAs do município.