A Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas é hoje uma das maiores competições científicas do país, reunindo milhões de estudantes do ensino fundamental e médio. A edição de 2025 da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas começou nesta terça-feira com uma participação histórica, alcançando praticamente todos os municípios do território nacional. Com mais de 18,6 milhões de inscritos, a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas reafirma seu papel central no incentivo à educação matemática e no estímulo ao talento estudantil em todas as regiões do Brasil.
A edição atual da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e chega ao seu vigésimo ano com números recordes. Ao todo, 57.222 escolas públicas de 5.566 municípios estão envolvidas, o que representa uma cobertura de 99,93% do território nacional. Esses dados mostram a consolidação da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas como um projeto educacional de impacto, que valoriza a inteligência e a dedicação dos jovens brasileiros.
Durante a primeira fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, os alunos fazem uma prova com 20 questões objetivas. O exame é dividido em três níveis: o primeiro para estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental, o segundo para os do 8º e 9º anos e o terceiro para os do ensino médio. A aplicação e a correção das provas são de responsabilidade das próprias escolas, seguindo as diretrizes do regulamento oficial da competição. A Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas já se tornou parte do calendário anual das escolas e é aguardada com grande expectativa por alunos e professores.
A divulgação dos classificados para a segunda fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas está prevista para o dia 1º de agosto. Já a etapa final ocorrerá no dia 25 de outubro, em locais definidos pela organização do evento. Essa estrutura em duas fases permite uma melhor avaliação do desempenho dos estudantes e oferece oportunidades reais de reconhecimento para os talentos matemáticos que se destacam ao longo da competição. A Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas é, assim, uma ferramenta de transformação na vida dos jovens.
Além do reconhecimento acadêmico, a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas oferece prêmios atrativos para os participantes. Serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze. Também serão entregues 51 mil certificados de menção honrosa, contemplando um número ainda maior de alunos. Outro destaque da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas é a valorização do desempenho em nível estadual, com a concessão de 20,5 mil medalhas para os melhores estudantes de cada estado.
Os alunos da rede pública que ganharem medalhas nacionais na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas também poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior. Promovido pelo CNPq, esse programa oferece aulas de aprofundamento em matemática e uma bolsa mensal no valor de R$ 300. Trata-se de uma oportunidade concreta de avanço acadêmico e financeiro, fazendo com que a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas seja um verdadeiro trampolim para futuros cientistas, engenheiros e matemáticos.
Os professores que orientam e acompanham os estudantes também são reconhecidos na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Neste ano, 969 docentes premiados receberão medalhas de ouro especiais, além de diplomas e livros de apoio. Além disso, os professores com melhor desempenho na condução de seus alunos participarão de viagens educativas, como a cerimônia nacional de premiação e o Encontro do Hotel de Hilbert, onde são ministradas aulas avançadas de matemática. Isso mostra que a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas valoriza todo o ecossistema educacional envolvido no sucesso dos alunos.
A importância da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas vai além da matemática. Ela atua como um fator de inclusão, oferecendo oportunidades a estudantes de todas as classes sociais, inclusive os que vivem em regiões mais remotas do país. Por meio da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, o Brasil consegue revelar talentos, despertar vocações e promover a valorização do conhecimento, criando um ambiente escolar mais motivador e transformador. A cada nova edição, essa iniciativa reafirma seu papel como uma das mais importantes ferramentas para a melhoria da educação pública brasileira.
Autor: Lior Amarin