A Caixa Econômica Federal é responsável pela maioria dos pagamentos às pessoas atingidas pela tragédia. Entre os benefícios, estão o auxílio de R$ 5,1 mil para compra de móveis e a antecipação do Bolsa Família
Ao longo das últimas semanas, o governo federal anunciou uma série de medidas para dar apoio às famílias afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Até esta segunda-feira (20), a tragédia tinha deixado 157 mortos e mais de 650 mil pessoas fora de casa.
Nesta reportagem, você vai ver o passo a passo para solicitar ou ter acesso aos benefícios disponibilizados pelo governo.
São eles:
Auxílio Reconstrução
Saque Calamidade do FGTS
Antecipação e ampliação do Bolsa Família
Antecipação do Abono Salarial
Parcelas adicionais do Seguro-Desemprego
Antecipação da restituição do Imposto de Renda
Moradia e financiamento habitacional
Auxílio Reconstrução
O governo federal anunciou o pagamento de R$ 5,1 mil às famílias, em parcela única, para ajudar na compra de móveis e eletrodomésticos. A transferência será feita pela Caixa Econômica Federal, via PIX.
Terão direito ao benefício as famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas por conta das cheias. Antes de receberem, no entanto, os beneficiários deverão passar por uma triagem das prefeituras.
Segundo o governo, o pagamento será limitado a uma pessoa por família. Os critérios do benefício e os prazos para o início dos pagamentos ainda serão detalhados.
A estimativa é de que cerca de 240 mil famílias sejam beneficiadas.
De acordo com o governo, aqueles que perderam seus documentos vão precisar apenas do número de CPF para solicitar o benefício via aplicativo, com uma autodeclaração.
Para quem não puder comprovar o endereço, serão checadas informações em cadastros já existentes nos sistemas do governo federal. Após a conferência dos dados, o pagamento será feito automaticamente.
Nesta quarta-feira (22), as prefeituras começam a enviar ao governo as listas das áreas atingidas. A partir da próxima segunda-feira (27), as famílias afetadas terão que acessar o portal gov.br e confirmar os dados passados pelas prefeituras.
Apenas quando esses dados forem confirmados e validados, segundo o governo, a parcela será transferida. O cadastramento para o Auxílio Reconstrução vai acontecer da seguinte maneira:
As prefeituras realizam o cadastro das famílias desalojadas ou desabrigadas, com informações pessoais e de endereço, no sistema do governo federal;
Responsável pela família beneficiária confirma informações pela conta do gov.br;
Caixa Econômica Federal realiza o pagamento em uma conta já existente ou abre uma nova conta para o beneficiário, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM
A data do pagamento depende do envio das informações pelos municípios, do processamento dos dados e da confirmação desses dados pelas famílias.